Líquidos entornados nos aparelhos electrónicos o que fazer?

Líquidos entornados nos aparelhos electrónicos 
o que fazer?


Deixou cair Coca-Cola em cima do seu Macbook? O seu portátil foi colocado sobre uma poça de água em cima da mesa e não viu? Deixou cair a sua consola portátil dentro da piscina? 

Acidentes acontecem.
 Isto que dizer que irá ficar seu o seu equipamento? Não necessariamente.

Caso siga os passos abaixo à risca tem grandes hipóteses de ter de volta o seu equipamento, incluindo os seus dados.

NOTA: Resista à tentação de ligar o seu equipamento após uma queda de líquidos em cima do mesmo.

Nunca ligue o seu equipamento sem o levar a um técnico para limpeza interna e análise dos danos, caso tente ligar o equipamento (mesmo que seja só para ver se está a funcionar) poderá causar danos irreversíveis, pois os compostos minerais da água ou outros líquidos que produzem os curto-circuitos não se evaporam e podem à altura ter danificado algum componente vital.
  1. Desligue o equipamento da tomada, caso a tomada também tenha algum liquido desligue primeiro a energia no quadro eléctrico.
  2. Desligue imediatamente o equipamento caso ainda esteja ligado (pressione o botão de energia até este desligar.
  3. Retire a bateria se esse equipamento possuir uma.
  4. Vire o equipamento ao contrário e sacuda-o de forma a tentar tirar o máximo de liquido do seu interior e impedir que o mesmo se aloje mais no seu interior.
  5. Limpe os vestígios de liquido do exterior (teclado, botões, caixa etc.) com uma toalha ou papel de cozinha absorvente.
  6. Coloque o seu equipamento ao sol ou num local seco durante uma hora, por forma a secar o liquido entornado.
  7. Envie-nos ou faça-nos chegar o equipamento o mais cedo possível de modo a que não ocorram corrosões no seu interior. Ao final de duas semanas é comum já se encontrar áreas afectadas pela corrosão dos minerais contidos no liquido entornado.
Os líquidos mais perigosos para um equipamento electrónico são os que contêm açúcar como café, refrigerantes como colas, sprite, ice tea, vinho, etc. Apesar disto a água de torneira ou engarrafada conhecida como água mineral é também extremamente prejudicial pois contém sais minerais que são óptimos condutores de electricidade. 

À medida que o liquido vai secando os sais minerais vão se depositando, criando assim ainda mais hipótese de curto circuitos dentro de um equipamento. Apesar disto, é importante secar o equipamento pois o liquido pode atacar os materiais que compõem os componentes.

Seguindo correctamente todos os passos atrás garante uma maior hipótese de recuperar o seu equipamento sem grandes custos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Um portátil, um disco SSD, um sistema operativo (windows 7).